1. Capacidades ocultas: surpreender
Quando estamos vivendo de um jeito bem previsível corremos o risco de ficarmos encolhidos e utilizando nossos potenciais em sua mínima capacidade. Isso também ocorre com nossos relacionamentos. Pense em quantas de suas relações estão “no automático”, sem vida, sem intimidade, vivendo na base do estímulo-resposta.
É preciso dar um passo à frente e criar novos vínculos com as mesmas velhas pessoas. Sem medo de estabelecer intimidade.
Quando nos colocamos nessa direção, a vida nos traz a oportunidade de descobrir capacidades ocultas, de fazer contato com nossa “caixa de ferramentas” interna e dali retirar o instrumento que nos dará condições de transcender os obstáculos. Podemos olhar para essa experiência com mais carinho.
Muitas vezes, o medo de acionar um conflito é seguido por uma inércia que faz com que passemos a conviver de um jeito “envernizado”, superficial, insatisfatório, frustrante. Confrontar essas situações nos colocará diante de nossas capacidades em seu mais alto nível. Sim, podemos confiar nesse poder de recriar.
